1 de fevereiro de 2008

A Confissão de Fé de Westminster

A histórica “Assembléia de Teólogos Sábios e Eruditos” foi convocada em 12 de junho de 1643 pelo Parlamento da Inglaterra para estabelecer a doutrina da igreja em oposição ao arminianismo, para discutir também o governo e a liturgia da igreja e para defender o ensino da Igreja Anglicana.
A primeira sessão ocorreu no dia 1° de julho de 1643, e reuniu 121 teólogos na Abadia de Westminster , em Londres. A promulgação e adoção da confissão de Fé foi um marco não apenas para as igrejas da Inglaterra e da Escócia , mas para todo o Cristianismo Reformado.
A confissão de Fé é usada hoje por muitas igrejas tradicionais, a sua utilização é de suma importância principalmente em um período de grande ignorância doutrinária, causada por igrejas repletas de modismos e heresias. Criou-se hoje no meio evangélico uma nova noção de igreja muito diferente da igreja primitiva (apostólica), as igrejas de hoje mais parecem empresas que fazem de tudo para atrair novos clientes (fiéis).
Graças a Deus que em meio a tudo isso ainda temos igrejas dignas de serem chamadas cristãs que pregam a sã doutrina com temor e amor, essas geralmente são taxadas de frias e mortas, talvez porque elas não querem agradar a homens e sim a Deus.